Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OMOLÚ









Omolu/Obaluaê é o Orixá responsável, o Orixá regente das reencarnações, é a força divina que preside o desprendimento do espírito do corpo material sem vida, e, por conseguinte a força divina que liga o espírito no corpo material. Desta forma, no desencarne e no reencarne temos a força de Omolu/Obaluaê atuando em nós.

Senhor das Almas, Omolu/Obaluaê têm regência no campo santo, ou seja, nos cemitérios, e também nos locais similares, isto é, nos locais onde culturalmente se depositam os mortos, como crematórios, mares, rios, cavernas, etc.

Omolu/Obaluaê também é conhecido como o médico dos pobres, uma vez que é o Orixá da peste e da cura da peste, é esta emanação de Deus que possibilita a transmutação de um estado doentio em um estado saudável, é nesta corrente divina que os espíritos podem trabalhar na busca de materialização e desmaterialização para a cura do corpo físico. Por ser o senhor da Morte, ele detém o poder da vida, e assim atua no mundo material também na cura das doenças.

Este Orixá tem como elemento o fogo e a terra, ou a terra flamejante, a lava. Pois ao mesmo tempo em que molda com a terra, destrói ou forja com o fogo. E por isto é o Senhor da Transformação. Para entendermos essa força transformadora, um bom meio é observarmos a pipoca. A semente de milho de pipoca é dura, não serve para comermos, é feia, acanhada, mas basta colocarmos o fogo para transformarmos este semente dura, em um alimento rico, cheio de beleza. Ao estourar a pipoca simbolizamos a força transformadora de Omolu/Obaluaê. O poder de mudar de transformar algo que não tem serventia em algo que encanta. Não é por acaso que a pipoca é um dos pratos ofertados a este Orixá.



Sem dúvida nenhuma Omolu/Obaluaê é essencial para a nossa  vida material como a conhecemos. Omolu/Obaluaê é um Orixá misterioso, guarda muitos segredos, sua representação coberto de palha da costa, não é apenas uma forma de esconder suas feridas, mito contado na tradição yorubá (nagô), mas o símbolo de alguém que tem o que esconder, algo que não pode ser revelado a qualquer um.





EBÓS DE OMOLÚ  ( SAÚDE )



Ebó para a saúde ( Omulu )

Material:

1 alguidar

milho de pipoca

Areia ( bem limpa, podendo-se comprar areia cumum, lava-la bem e secar no sol )

1 vela de sete dias branca

foto da pessoa doente


Modo de preparo:

Colocar 5 dedos de areia na panela junto com o milho de pipoca, mexer bem fechar a panela e deixar a pipoca estourar ( não deixe o fogo alto para não queimar a pipoca ), retire com uma colher a pipoca e va colocando no alguidar, deixe esfriar. Acenda a vela e chame 3 vezes por Omulu, faça uma oração pedindo ao orixá que derrame seu axé sobre a pipoca, para que ela retire toda a negatividade presente no corpo do doente, coloque o alguidar por 3 dias em baixo da cama do doente, a vela deverá ser colocada sobre a foto, de modo que a base da vela cubra a cabeça da pessoa, procure fazer suas orações durante os 7 dias em que a vela estiver acesa, procure manter um copo com água ao lado da vela, trocando a água 1 vez ao dia.

Após 3 dias despachar o alguidar bem longe da casa do doente.
Obs: o doente não pode ir junto despachar a pipoca , fazer este ebó em lua nova 


Ebó para afastar doenças, negatividade, feitiçaria ( Omulu )
1 lençol branco ( pode ser usado)

500gr de milho de pipoca

areia ( limpa como descrita no ebó anterior )

7 velas comum branca

moedas ( lavadas e secas )

21 folhas de mamona branca ( lavadas e secas )


Modo de preparo:
Estoure a pipoca na areia sem que ela queime, deixe esfriar.

Abra o lençol no chão, fique bem no centro, va pegando a pipoca aos poucos e passando pelo corpo todo, desde a cabeça aos pés, inclusive na sola ,deixe que as pipocas caiam no chão a medida que você for passando no corpo, passe as velas 1 a uma pelo corpo todo ( apagadas) quebre cada um em três partes e deixe cair no lençol, passe as folhas de mamona como se fosse uma vassoura, limpando todo seu corpo, por último passe as moedas e deixe cair no lençol, de um passo a frente, caso tenha caído algo fora do lençol, pegue com um plástico e jogue sobre o lençol, amarre as 4 pontas do lençol e despache bem longe de casa na mesma hora.

Obs: desde o momento em que você estiver colocando o lençol no chão, começe a pedir a Omulu que retire todos os males de seu corpo, ao passar os ingredientes pelo corpo, mentalize seu corpo sendo limpo, seus caminhos sendo abertos, todos os nós que estão amarrando seu corpo sendo desatados. Após despachar o ebó, tome um banho de folhas de boldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário